Pular para o conteúdo principal

Biotipos cutâneos...........ou Tipos de pele.


Oiii gente, tudo bem com vocês?… Vamos falar um pouquinho sobre pele?
Sempre sou questionada por clientes e amigas sobre características e quais cuidados deve-se ter com a pele, do tipo: como eu devo higienizar minha pele? Tenho pele oleosa, devo hidratar? E por ai vai...
Como essa é uma dúvida recorrente no meu dia a dia, resolvi fazer uma série de posts onde explicarei sobre cada tipo de pele e darei algumas dicas de como cuidar e quais produtos mais indicados, pois muitas vezes o problema surge devido ao uso incorreto, ou não uso, de produtos cosméticos.
Mas antes de começar a ler este post pense e reflita…….. Você conhece seu Biotipo cutâneo? Ou melhor, Será que você classifica corretamente sua pele?
Vamos lá…..
Você sabia que a pele é o maior órgão de todo o corpo humano e graças a ela nos relacionamos com o meio ambiente?
Além do fato dela desempenhar papel de vital importância, por ser uma barreira contra infecções e outros agentes agressores externos, é através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, manifestar carinho ao toque.

A pele é formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.
Epiderme é a porção mais externa da pele, é formada por várias outras camadas de células, sempre se renovando. Nela encontramos o pigmento natural que dá cor à pele, a melanina.
Derme é uma camada muito rica em diferentes estruturas. Nela encontramos os vasos sanguíneos, que nutrem a pele, o folículo piloso (local onde nascem os pelos), as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele), os nervos sensitivos (responsáveis pelo tato), as glândulas sebáceas (responsáveis por hidratar e proteger a pele) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pela transpiração).
Hipoderme é a camada mais profunda da pele. Formada por células gordurosas, é responsável por manter a temperatura do corpo, além de funcionar também como uma reserva energética e proporcionar o "formato" ao corpo.


Bom, basicamente falando existem 5 tipos de pele, classificadas segundo a lubrificação, e são elas:
1. Pele eudérmica ou Normal
2. Pele lipídica ou Oleosa
3. Pele alípica ou Seca
4. Pele Mista
5. Pele Sensível



   Então vamos entender um pouquinho de cada uma….
1. Pele eudérmica ou "normal"
A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento, ou seja, há um equilíbrio quanto à secreção sebácea e sudorípara
Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis, assemelhando-se caracteristicamente à pele infantil.

Características: Pele lisa, firme, com boa elasticidade, ótima circulação, hidratação equilibrada, secreção normal.
Cuidados: Não estimular as secreções, manter a hidratação e a normalidade da pele.
Orientação: Proteção diária contra agentes externos como o sol, frio e poluição.
Influência: Hereditariedade, idade, saúde e bons hábitos.


2. Pele lipídica ou "oleosa"

A pele lipídica (com muita produção de lípideos) conhecida popularmente como pele oleosa, tem um aspecto mais brilhante devido a produção de sebo aumentada, neste sentido é mais frequente em cidades de clima muito quente.
Sua espessura também está aumentada e a textura é granulosa.

Características: Hipersecreção das glândulas sebáceas, orifícios pilossebáceos (poros) dilatados, aspecto brilhante, comedões abertos e/ou fechados, tendência à acne.
Cuidados: Controlar secreção sebácea e o excesso de queratinização, prevenir cicatrizes, eliminar aspecto oleoso.
Orientação: Higienização diária, afinamento e formas cosméticas adequadas, controlar o fluxo de oleosidade.
Influências: Desequilíbrios hormonais, excesso de sol, dieta rica em alimentos com alto teor de gordura, estresse, calor excessivo, perturbações hepáticas, puberdade e menopausa.


3. Pele alípica ou seca

Este tipo de pele tem predominância em idosos e apresenta desequilíbrio do teor em água na camada córnea, secreção sebácea insuficiente. A pele alípica (sem lipídeos) é muito fina e seca à custa de produção sebácea insuficiente, mesmo o conteúdo aquoso (água) estando normal.
Outra característica desse tipo de pele é que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão, e também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras.
Características: Fina, sensível, opaca, poros pouco visíveis, com tendência a descamação, rugas, manchas, flacidez de pálpebras e pescoço, 
Cuidados: Devolver a maciez e elasticidade com medidas preventivas e protetoras.
Orientação: Reforçar a hidratação.
Influências: Climáticas como sol, vento e frio, produtos alcalinos, loções alcoólicas, higienização inadequada, banhos quentes, alguns medicamentos, idade, saúde, distúrbios hepáticos e glandulares, pós menopausa e regimes severos.

4. Pele mista ou combinada
É o tipo de pele mais frequente em Brasileiros e muito confundida com pele oleosa.
Este tipo de pele é uma variação da pele oleosa que caracteriza-se pela associação de áreas seborreicas com áreas de pele seca ou normal.
Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região, enquanto o restante da face (bochechas e extremidades) normalmente apresenta pele seca ou normal.

Características: Óstios (poros) visíveis e oleosidade na zona T ( testa, nariz e queixo) e laterais da face. As outras regiões podem ser normais ou secas.
Cuidados: Diferenciação no tratamento cosmético.
Orientação: Controlar a oleosidade na região centro facial e proteção contra agentes externos.
Influências: tratamento cutâneo diário inadequado, problemas glandulares, digestivos e nutritivos.


5. Pele sensível

Além dos aspectos da pele lipídica, soma-se a tendência ao eritema ativo ou passivo por agressões climáticas, cosméticos ou agentes naturais como, por exemplo, a água.
Características: Hipersecreção das glândulas sebáceas, poros dilatados, aspecto brilhante, comedões abertos e/ou fechados, tendência à acne e tendência ao eritema ativo ou passivo.
Cuidados: Controlar a quantidade sebácea identificando os agentes agressores e procurando evitá-los. Desenvolver a resistência da pele.
Orientações: Controlar o fluxo de oleosidade, higiene adequada e preocupações constantes com os agentes agressores.
Influências: Desequilíbrio endócrino, perturbações hepáticas, puberdade, menopausa, limpeza forçada e o emocional.




Vou deixar aqui abaixo uma imagem de uma tabela que vai facilitar a compreensão e identificação do seu tipo de pele.







Agora me diga,  você classificava sua pele corretamente?


Espero que tenham gostado e qualquer dúvida deixem aqui nos comentários...

Logo logo venho trazer dicas de cosméticos mais indicados para cada tipo de pele e como usá-los....

Um Beijo grande............e até breve!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidados Diários para cada tipo de pele....Pele Oleosa

Oiii gente, tudo bem com vocês? …….Como havia prometido hoje eu vim falar um pouquinho sobre os produtos mais indicados para cada tipo de pele e como cuidar da sua pele no dia a dia. Vamos lá…. Seja a pele o leosa, mista, seca ou até mesmo normal, saiba que tod o s o s tipos de pele precisam de uma rotina especifica de cuidados diários. Hoje encontramos com facilidade produtos para cada tipo de pele, e alguns produtos inclusive, são multifuncionais e se enquadram para todos os tipos de pele. Como exemplos destes produtos temos a Á gua Micelar e as Máscaras de Argila. Hidratação para cada tipo de pele Que a hidratação é um dos passos mais importantes na rotina diária de cuidados com a pele não é segredo né... . E é e la a responsável por equilibrar a quantidade de água certa entre nosso corpo e a pele . Mas, temos que nos atentar a um detalhe importantíssimo e que muitas pessoas desconhecem, o tipo de hidratante. Voc ê sabia que cada tipo de pele p...

O poder das Argilas

                            A argila é um material de origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio (óxido de alumínio) e sílica (óxido de silício, sendo ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. Para a pele, os benefícios da argila vão desde seu poder de prevenir os efeitos do tempo, limpar, esfoliar e tirar manchas superficiais, até a ajudar a acalmar inflamações e ativar a circulação superficial, melhorando a vitalidade da pele.                                  Existem vários tipos de argila, cada uma possui diferentes substâncias, o que confere qualidades especiais a elas.       ...